Ontem estava eu a acabar de fazer o jantar quando me apercebi que ninguém tinha dado aqui uma ajuda ao eu e nem a mesa estava pronta…
A Lontrice (Ele e Ela) lá de casa estava a ver televisão, pois então.
Aumentei os decibéis ligeiramente, muuuiiiito ligeiramente, a ver se a minha Lontra e/ou o meu Lontro me davam uma ajudinha…
Eu (com certeza com cara de poucos amigos) – Será que podem pôr a mesa ou também tenho que ser eu…?!
Ela (com a calma do costume)– Ok, tem calma, tem tempo.
Ele (com o dedo em riste e a olhar-me de lado) – Ouve lá, tu não fales assim com a minha mãe, ouviste !!!???
A histórinha de cima, lá no Lontril, aconteceu mesmo e no fim foi a gargalhada mas infelizmente não é o que se passa sempre e em todos os ninhos.
O filme, faz-nos pensar e dá nó na garganta, mas como em tantas outras coisas da vida o que podemos fazer é contribuir, nem que seja como uma gota de água em chuva de tempestade, com atitudes mais positivas para fazer um mundo melhor.
É que “eles” não são cegos, surdos nem mudos… e que fossem… !
15 comentários:
Este vídeo arrepiou-me. E é verdade que "Children see, children do". E é lógico que temos que dar o nosso melhor sempre para que a nossa influência seja positiva.
Mas nem todas as crianças que assistem a violência se tornam violentas e nem todas as crianças que têm todos os bons exemplos se tornam elas mesmas bons exemplos.
Para o bem e para o mal, temos o livre arbítrio e não podemos passar a vida a desculparmo-nos com a educação que tivemos. Marca-nos para a vida, mas não tem de ser a nossa vida.
Kisses
De facto, ver violência ou ver carinho não faz, obrigatoriamente, das crianças mais violentas ou mais carinhosas mas as probabilidade de uma criança ser uma coisa ou outra está , penso eu, directamente relacionada com as vezes que ele viu uma ou outra.
Magnifico. O texto e o filme!
De facto, tenho momentos em que fico aterrorizada com a nossa juventude e olho para a pequena que tenho em casa e me questiono se será algum dia assim. Confesso que me esforço para conseguir transmitir valores e ideais que façam dela, uma pessoa boa, integra, altruísta, humilde.
Mas será que os pais do filme, não pensarão o mesmo???
Najla, aqueles pais podem pensar, claro que podem, tal como nós o fazemos.
A questão é que eu tenho a certeza que algumas daquelas coisas eu as faço, e tu e eles… todos fazemos asneiras, é a vida imperfeita feita por pessoas também elas naturalmente imperfeitas.
Temos que fazer, todos, um esforço para darmos exemplos positivos e a ideia não é fazer pessoas perfeitas, filhos perfeitos, mas sim pessoas e filhos melhores do que nós.
Excelente, primeiro o teu menino que lá teve a razão dele ( ihihihi)!
E por fim o vídeo, para o qual não são necessárias palavras para dizer o que quer que seja... é simplesmente genial!
Beijinhos
P@pinh@
Esse teu menino e um espectaculo :)
E o video... concordo com a Papinha.
Beijocas
papinha,
o Lucas é muito atento, como são todos os miúdos.
Com 5 anitos está sempre com o radar ligado, está por alí, e de repente temos a consciencia que ele ouviu tudo e entendeu o contexto, há que ter muito cuidado, um mínimo de proteção é necessário.
Lize,
Todos recebemos muito lixo por email mas, de vez em quando aparecem pérolas como este vídeo.
Sempre que assim for eu partilho.
Paulo
Já conhecia o video e é de facto impressionante, as crianças são uma especie de esponjas que absorvem o que se passa á sua volta.
quanto ao teu lontrinho, meu rico menino a defender a mãe, grande categoria!
Um Beijo ao Lontril todo
Adoro esse Lucas!
Mais uma vez o Lucas... 5 estrelas!
O video... faz-me sentir que devo escrever algo profundo.... mas não sei o quê....
É preciso ter sempre muito cuidado com as crianças :)) de nós depende muito a forma como a criança se vai desenvolver e agir no futuro
bjokas
Anuska,
sê bem vinda, renasceste das cinzas? que bom, ao tempo que não te via por aqui.
Parabéns atrasados, o dia 1o-11 já lá vai mas....
Olha tu tem cuidadinho com a língua que me parece que tens um sargento lá em casa para te pôr na linha. Ai ai!!! :DD
O teu Lucas é tal qual o meu afilhado Afonso (que faz 5 anos em Fevereiro), caramba eles agora até parece que já nascem com a escola toda!
Enviar um comentário