sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

ALL' AGLIO OLIO E PEPERONCINO




Um destes dias li num desafio que circula por aí, alguém que escreveu sobre os pratos que mais gosta; “gosto de bitoque, sou uma pessoa simples”.

Profissionalmente estou ligado à gastronomia e tenho lidado com muitos mitos relacionados com a comida e especialmente com os vinhos.
Pergunto-me se há relação entre o “ser simples ou sofisticado” e as iguarias que escolhemos como favoritas.

Definitivamente acho que não, o gosto, apesar de poder ser educado e treinado não se rege pelo simples ou sofisticado mas sim pelo conhecimento e gosto pessoal que temos dos alimentos disponíveis.

Do Tartufo branco de Alba, passando pelo Caviar Iraniano ou pelo Foie Gras até ao azeite, pão e água temos uma paleta de sabores que bem combinados e desejados podem dar o mesmo prazer sem termos que recorrer à figura do simples ou sofisticado mesmo tendo em consideração que o preço que temos que pagar por estas iguarias é diverso e em alguns casos dificilmente disponível.
Desafio-vos a, sem pensarem em mitos do bom gosto ou mau gosto, dizerem os vossos pratos favoritos ou curiosidades gastronómicas da vossa família ou região.
Experiencias gastronómicas tidas em algum lugar ou locais gastronómicos que aconselham.

Já agora e para dar o mote, se eu tivesse que escolher a minha ultima refeição eu escolheria:

Esparguete com Azeite, Alho e Malagueta picada ou Pão Alentejano ligeiramente tostado com Alho raspado na tosta, Azeite e Orégãos.
Para beber escolheria um vinho, um Riesling jovem da Alsácia e Água das Pedras.

10 comentários:

Rui Silva disse...

Fiquei sem palavras,espera tenho que pensar.....

Rui Silva disse...

Não me consigo decidir quanto á ultima refeição,eu gosto de tudo (excepto favas) e intensamente,como tudo na vida aliás.Mas a primeira coisa que me lembrei quando falas-te em algo tipico de uma região foi das lapas na Madeira.

Ana Camarra disse...

Pronto, a tua opção não é nada má.
Mas assim a última refeição queria um salmonete grelhado com molho de azeite e figados do bicho, a acompanhar uma salada de tomates e pimentos assados, cebola nova, pepino muito fininho mas com um pouco de casca, oregãos, azeite e vinagre, um BSE ou Bucelas servia.
(Pronto para ser o fim da macacada uns perceves primeiro um queijinho no fim).

Beijos

spritof disse...

De vinhos não sei nada, por isso está escolhido.

De comida...já é outra história. Adoro massas, e quanto mais simples melhor (apesar de apreciar igualmente os mais elaborados acompanhamentos). Não dispenso o alho, e por isso um belo esparguete al dente com alho picado ou cortado miudinho, mesmo fresco, um pouco de molho de tomate fresco (só a carne) por cima, malagueta picada qb, umas folhas de manjericão espalhadas por cima (ou então salsa, é diferente do manjericão mas também fica muito bem) e umas raspas acabadinhas de tirar do parmesão... Delicioso!!

Mas adoro muito mais coisas, e escolher uma ou duas é quase impossível...desde o pão, à carne, ao peixe (e sushi então, é uma perdição, sashimi, etc.)...mas considero-me mais um homem de carne que de peixe (apesar de gostar muio de peixe), adoro queijos, algumas verduras, e há pratos vegetarianos que não dispenso, e macro-bióticos também, e asiáticos, e africanos, e sul americanos, e mediterrâneos, e árbes, e...bem, os nossos belos cozidos, feijoadas, caldeiradas...e o pratos alentejanos? esses belos pratos alentejanos!
E brôas de milho (branca ou amarela, mas prefiro a "branca"), os enchidos, as frutas, os doces conventuais, o CHOCOLATE!!!, os peixinhos da horta, as moelas (rijinhas), os pimentos picantes e vermelhos assadas na brasa com uma bela mozzarela de bufala e azeite e manjericão.
As pimentas acabadas de moer numa salada de várias verduras frescas, azeite, pimentos picantes, pinhões e parmesão.
Arroz, adoro arroz, de todos os tipos
As carnes mal passadas.
As folhas de menta num molho bem picante por cima de um peixe grelhado. Uma posta de salmão grelhada com um molho de chocolate branco. Uma coxa de frango assada com um milho de chocolate negro. Uns belos tacos com muito queijo, banana, pimento, ananás, e um pouco de pasta de feijão...
A lista é infindável, e nem sequer estou inspirado!

Podia continuar, e continuar, e continuar....

Anónimo disse...

eu cá sou pela simplicidade:
tostas, foie gras e champanhe.
c.

Missanguita disse...

Uhm.... pois...
Para começar, um gin tónico. E para acaber também.
No meio, para beber, podia sempre ser champagne. Bruto. Frio. Fantástico.
Para comer..... há tanta coisa que eu gosto... Alguns exemplos:
Pasta sim. Com um toque de picante. sem molho gorduroso, mas com azeite. Com gambas ou lagosta. Com beringela e/ou courgettes. Ou com tomate. Ou mesmo só com azeite.
Arroz de peixes e mariscos sim. Bem malandrinho.
Sopas de peixe, marisco, ervilhas, cebola e TOMATE com croutons.
Foie gras.
Pasteis de massa tenra.
Massa japonesa salteada com legumes.
E tantas outras coisas... n~eo tenho espaço.
Sobremesa... difícil....
Desde o arroz doce da mãe, passando pela panacotta até aos requintadíssimos morangos e franboesas.

Mas para última refeição.... não sei....

Patrícia Villar disse...

Xiiii Paulo, do que te foste lembrar. Olha, eu cá como sou boa de boca (ou será boa boca?!), gosto de tudo, mas essa massa da fotografia e os teus relatos abriram-me bastante o apetite. Quando quiseres estás convidado formalmente a fazer.

Beijinhos

Papinha disse...

Bem...isto aqui dá pano para mangas... como já referi no meu cantinho o meu prato favorito é a Caldeirada de enguias...mas há muita coisa que gosto, e que se fosse para escolher como ultima refeição..teria que ser um buffet recheadissimo...ihih
Sou doida por marisco, teria que correr pelo lavagante sapateira, perceves, burriés e ostras ( isto de entrada), a caldeirada de enguias como prato principal... e sobremesa um soufflé de ovo. Para beber Quinta das Baceladas!!

Eu sou muito exigente...excepto no vinho..que este pode não ser dos melhores...mas é o que me enche as medidas!!! ;)

Beijinhos

K disse...

Bem, eu acho que morria a tentar decidir...ou não! Como bem sabes eu gosto de comer. Ponto. E gosto de saborear. E depende muito do dia e da disposição. Por isso não te posso responder!! ;p

(e ter que escolher apenas um entre milhares?! naaaaaaaaa!!! seria o desespero!)

escarlate.due disse...

por mim desde que seja comida, mas mesmo comida, nada de pratos de dieta blargh e desde que seja bem regado saboroso e bem acompanhado, serve!

sobre o simples e sofisticado fizeste-me lembrar uma excelente entrada que servi um dia em que me saltou a tampa devido a uma daquelas dondocas super sofisticadas, muito ins e tal, que não parava de por defeitos à minha casa sendo a 1ª vez que cá vinha e ainda por cima de apêndice... a saber: lata de comidinha de gata, regada com piri-piri enfeitada com pickles e azeitonas. devo informar que a srª achou 1 delicia até ao dia seguinte quando lhe disseram o que tinha comido. Portanto quando tiverem vontade de mandar alguém à m.... e mais as respectivas peneiras, aconselho que em vez de descerem o nível optem por esta deliciosa receita.