segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A PENSAR ALTO . . .

.


Estava eu a pensar que, por esta altura, uma parte muito grande das pessoas que delinearam objectivos para este ano já desistiu deles ou de uma boa parte deles.

Mas porque será assim?
Não sei!

Sei que quando desistia dos meus objectivos, duas razões estavam no Top, ou ficava frustrado porque a inacção me fazia desfocar desses mesmos objectivos perdendo-lhes o rasto ou não queria continuar a pagar o preço (alto) que tinha de pagar para os atingir.

Curioso o facto de os principais motivos dos abandonos estarem, teoricamente, nos pólos opostos do sucesso. Pelo contrário, os objectivos que se mantinham eram os objectivos pelos quais a acção dispendida era moderada e o preço pago era justo.
Olhando ainda mais atrás, lembro alguns objectivos que pareciam inatingíveis sob um grande esforço e motivação e, depois de parcialmente abandonados, aparentemente davam um salto em frente.

Em tempos li a metáfora da Borboleta...
Imaginem que querem apanhar uma borboleta muito bonita com as vossas próprias mãos. Se, ao agarrarem a borboleta, fizerem muita força, esta morrerá esmagada nas mãos, se a agarrarem com as mãos muito frouxas, esta fugirá das mesmas mãos e voará mesmo à vossa frente. O segredo é chegar a um equilíbrio de força que permita agarrar a borboleta de forma a esta não fugir nem ser esmagada. Devemos encontrar o “Ponto de Borboleta”.

M. Neill diz, “Na vida devemos encontrar o nosso Ponto de Borboleta”. Apresenta ainda uma curiosa teoria do Sucesso.

Stress + Acção Contínua = Êxito a curto prazo.

Eficaz a curto prazo mas será destrutivo a médio prazo. Traz êxito aparente ou exterior à custa do êxito interior. Quando agimos sob pressão e muito focados nos resultados fazemos terra queimada. Isto é válido seja qual for o objectivo e é especialmente destrutivo por exemplo nas relações humanas. Quando agarramos em demasia o nosso companheiro ou companheira, estamos a sufoca-los, estamos a queimar a alegria de viver, a queimar a relação. Se queremos segurança devemos oferecer liberdade e se queremos liberdade temos de oferecer segurança (atenção ciumentos!).

Stress + Inacção Contínua = Fracasso

Quando nada fazemos para atingir os objectivos, nada acontece, ficamos frustrados, desesperados e desistimos. Como nada acontece ficamos com crenças limitadoras pois acreditamos que não somos capazes ou seja, inicia-se o ciclo vicioso do insucesso. Fazendo o que sempre fizemos, acontece o que sempre aconteceu, daí o ciclo.

Poderemos encontrar um caminho "fácil" para atingirmos os nossos objectivos?
Talvez sim !

Um caminho "fácil" não é desprovido de obstáculos mas está livre do stress e tensão, também não quer dizer que não dê trabalho mas o trabalho é acompanhado de “à vontade” e alegria nesse mesmo trabalho. Pode nem ser livre de dor mas é, voluntariamente, desprovido de sofrimento, que é a incapacidade de “arrumar” a dor.
Temos assim uma nova “fórmula”.

À vontade + foco + acção + inacção = Sucesso (atingir os objectivos)

Descontraído, tiro prazer do processo. Estou focado porque é bom, gosto do que faço. Actuo porque as acções são “intrinsecamente satisfatórias”, têm valor para mim quer funcionem quer não. Tenho inacção q.b., porque ela dá-me tempo, dá-me espaço e qualidade de vida. No desporto ou na natureza o descanso, ausência de esforço, ou pousio, são necessários e indispensáveis, porque não também na nossa vida, na luta pelos objectivos?
O mesmo M. Neill diz que “Quem forçar, forçar, forçar, as suas metas, está a pisar as sementes todas antes de terem florescido”.


Procurem o vosso Ponto de Borboleta e tudo será mais fácil.
.

33 comentários:

João Roque disse...

Para muita gente já é difícil encontrar o ponto de embraiagem...quanto mais o ponto de borboleta.
Mas não custa tentar...

Anónimo disse...

"...uma parte muito grande das pessoas que delinearam objectivos para este ano já desistiu deles ou de uma boa parte deles".

Logo que terminei de ler questionei: "mas como? Ainda estamos em fevereiro!" Isso me fez pensar que as pessoas fazem planos, traçam metas e até mesmo elaboram sonhos no embalo do princípio de um novo ano, em clima de festas e novidades. Entretanto, nem sempre é aquilo mesmo que realmente almejam e a vida se encarrega de lhes mostrar esse fato.

As metas e os objetivos de vida não devem ser pensados e planejados apenas na passagem do ano, mas sempre que for necessário e/ou propício. Digo por mim, que não precisei esperar pela virada de 2010 para tomar uma decisão importante, o fiz lá pelo meio do ano de 2009, quando eu realmente me dei conta de que aquilo que tinha escolhido há alguns anos já não mais podia me servir. Apenas precisei de uma reelaboração interior e confirmar uma decisão que havia feito ao final de 2008 e mantido em segredo até então.

E cá estou, aguardando se desta vez será possível ou não! Porque boa parte depende de mim, já a outra parte, do meio em que vivo.

Este comentário está profundo! LOL Talvez tenha alguma serventia para um novo post a meu blog :-))

Beijinhos!

Maria disse...

Uma espécie de saber cozinhar até ao ponto...caramelo :)

beijinho

cantinhodacasa disse...

Muito bem.
Gostei do que li, e acho que tens razão.
A história da borboleta e o equílibrio na relação entre o casal, mostra bem o quanto a pessoa pode respeitar o espaço, a individualidade e a liberdade do outro.É o que falta em muitos.
Quanto aos nosso objectivos, nem todos são/estão determinados em cumprir.

Força para ti Paulo.
Beijinho ao Lontrinho.

FATifer disse...

Como sempre não custa reconhecer que o que partilhas tem lógica mas achar esse “ponto borboleta” pode ser tão o mais difícil que encontrar a borboleta em si, para quem não saiba procurar…

Abraço,
FATifer

spritof disse...

pensar alto...
...cuidado com o sol.

he he he

;)

Valquíria Vasconcelos disse...

Olá! :)

Passei agora no teu face... sempre que precisares de alguma coisa na área do MTK, coaching, Tec Vendas para formação (quer cefs, efas ou UFCDs) passa lá no sótão e avisa. Tenho disso para dar e vender! Com planos de sessões, testes, manuais e afins. Tudo, tudo!:)

E... sim. Já desisti de tentar parar de fumar... :(

bjinhos

Vício disse...

já tinha lido uma metáfora semelhante mas era com areia seca.
se se apertar demais, ela foge por entre os dedos mas se abrirmos demais as mãos, o vento leva-a.

quanto ao desistir dos planos com tanta brevidade... é aquilo a que costumo chamar de "tesão de mijo"!
é forte ao inicio, dá vontade de tudo mas mija-se... e voilá! foi-se tudo...

Pedro Vieira disse...

Desistir significa não saber jamais se teríamos conseguido. O preço a pagar pelo desistir é frequentemente superior ao preço a pagar pelo persistir e não conseguir. Pois na persistência encontramos muitas vezes o verdadeiro sabor da vida!

Na sexta vou estar no LIFE Energy em Lisboa e conto contigo, Paulo!
www.neuroestrategia.blogspot.com

Pax disse...

Eu já sabia e concordava com o que escreves neste texto... mas não o teria conseguido expor tão claramente em palavras :)

...uma nota... disse...

Palavras sabias.
Fazer planos nao custa, desistir muito menos. No entanto a verdadeira sabedoria esta naqueles que nunca limitam os seus sonhos.

Foi um prazer ter estado aqui.

Paulo Lontro disse...

pinguim,

Pois é, não custa tentar!
:)


GiGi,

Sabes GiGi, mesmo aquilo que eu pensava que não dependia de mim, na maioria das vezes não dependia de facto de mais ninguém. As escolhas são sempre nossas nem que seja uma reacção às reacções dos outros.
As datas são sempre pontos simbólicos, concordo contigo, os objectivos são constantes e não dependem de datas.
:)


WAI,

Boa analogia, o ponto de borboleta é isso mesmo, é o ponto de caramelo, abaixo disso tens açúcar, acima disso tens torrado...
rsrsrsrsr...
:)


cantinho,

Nesse ponto das relações penso nos paradoxos da nossa vida, de facto, amar e ser amado tem que estar em equilíbrio com a nossa capacidade de amarmos a nós mesmos. A liberdade estará em equilíbrio com a segurança, se assim não for, quando estamos a forçar a nossa segurança estaremos a tirar a liberdade do companheiro e o contrario também é verdadeiro. Um outro paradoxo é a capacidade de dar, quanto mais aprendemos, mais poderemos dar, partilhar. Por ultimo, temos o paradoxo mais espiritual que consiste nos opostos estados de "bliss" e de consciência ou seja temos momentos de total êxtase e outros de pés bem assentes na terra, também aqui o equilíbrio é benéfico.


FATifer,

meu amigo, nem sempre o que parece o mais difícil o é. Tantas vezes a persistência é o único e simples segredo.
:)

Paulo Lontro disse...

spritof,

Tenho pele muito clarinha, sempre tenho cuidado com o sol.
he he he
:)


Valquíria Vasconcelos,

Obrigado, gostaria muito de ter esse material
:)


Vício,

Também serve essa tua metáfora, que chegar ao mesmo!
Antes esse tesão que nenhum… certo?
:)


Pedro Vieira,

“Desistir significa não saber jamais se teríamos conseguido”.
Pois essa é a verdade, e afinal na maioria dos casos o que há a perder?
Temos de perseguir os nossos sonhos, o nosso propósito de vida.

Na sexta lá estarei disponível, como sempre.
O LIFE Energy será um evento fantástico tal como foi no Porto.
(www.neuroestrategia.blogspot.com )

:)

Paulo Lontro disse...

Pax.

Eu sei que me entendes Pax, Obrigado
:)


...uma nota...,

Bem vinda.
“a verdadeira sabedoria esta naqueles que nunca limitam os seus sonhos”. Sem dúvida!
O senhor Almodovar disse um dia através de um personagem:
“Somos tanto mais verdadeiros quanto mais perto estamos dos nossos sonhos”.
Foi um prazer ter-te aqui, diverte-te na blogosfera.
:)

M disse...

hello!
Desafio no meu blog!

Unknown disse...

Boas!

Penso que a maioria dos "objectivos de ano novo" não passam de isso mesmo. É quase um comando, uma ordem!

Algo do género:

Situação: Ano Novo
Comando: Definir objectivos

A verdade é que qualquer dia é um bom dia para definir objectivos, desde que sejam sentidos e acreditemos mesmo no seu mérito. Quando se trata de um costume social, é melhor esquecer.

Agora que falaste do M. Neill, lembro-me de uma história que ele conta sobre quando estava a ouvir um "comunicador" sobre como as pessoas têm de se sentir completamente comprometidas com os objectivos.

Nessa altura ele pegou na lista dele e pensou: "Estou comprometido com o primeiro?" A resposta honesta foi: "Não... Nem por isso... Era bom que acontecesse mas..."

E assim fez para todos e concluiu que não estava completamente comprometido com nenhum objectivo e não fosse o facto de os estar a atingir a todos talvez até ficasse incomodado :)

Isto leva à questão do forçar. Outra coisa interessante que ele sublinha é que o que nós forçamos, força contra nós. É a 3ª Lei de Newton da Física.

Os objectivos servem para inspirar, não para prender. Para viver e não para comprometer. Acredito que o fantástico dos objectivos é proporcionarem viagens incríveis enquanto os perseguimos (tal como um cruzeiro que tem um certo destino mas cujo prazer está na viagem!).

No final ele remata que o único compromisso a ser feito é connosco e com a nossa inspiração... Então os objectivos fluem e a viagem torna-se deslumbrante.

Aquele abraço...

dermatologistested disse...

não descuro os meus objectivos...já quanto aos sonhos... as vezes afogo-os á nascença. Agora terei que me centrar no umbigo e pensar...isso não se faz!!!:) muito menos á segunda feira....

catwoman disse...

bem parece que tens vivido aqui ao lado todos estes anos, já passei a fase do stress + acção contínua,a fase do stress + inacçao (se bem que aqui é muito subjectivo,para mim), adoraria encontrar o meu ponto borboleta, mas se reparares no meu comentário ao post dos 2 filmes, compreenderás que para mim ainda é difícil esse ponto de equilíbrio. O que não significa que não continue a tentar...
Bjs.

Paulo Lontro disse...

Ricardo,

Meu amigo, o teu comentário deu-me uma ideia para um outro post.

De facto, dá pano para mangas essa ideia do “esforço”, força contra nós para se ser feliz.
Para algumas pessoas, acontece serem felizes quando atingem os seus objectivos, quando têm o que querem.
Está aqui em causa a velha discussão de só se ser feliz quando se tem o que se quer ou ser-se feliz por se estar a fazer o que é necessário para se ter o que se quer.

Parece confuso?

Vejamos, quando estamos infelizes queremos estar felizes, quando estamos felizes podemos querer o que nos apetecer.

Apollinaire disse: “De vez em quando, é bom fazer uma pausa na nossa busca da felicidade e simplesmente sermos felizes”.

Voilá !!!

:)

Paulo Lontro disse...

dermatologistested

“não descuro os meus objectivos...”, ainda bem, estar focado é importante!

Sabes que se eu quiser a segunda feira pode ser um dia qualquer…
:)
:)

Paulo Lontro disse...

:)
Catwoman,

E se calhar tenho mesmo vivido…
Se te posso dar uma experiencia minha, digo-te que todas as experiencias negativas da minha vida, foram uma porta aberta para grandes momentos de felicidade e evolução pessoal. O segredo é olhar para a frente, nunca para trás…

Não te definas pelos acontecimentos, define-te pelo que fazes após esses acontecimentos.

Tudo que é apenas difícil não é impossível, certo?

:)

LBJ disse...

O teu ponto de borboleta ou melhor dir-me-ás que o ponto não é teu e pode ser de todos é um conceito interessante.

Estamos a falar da melhor forma de chegar a algum lado, não necessáriamente da mais fácil mas daquela que te dá mais probabilidade de sucesso ou aquela que será mais confortável, o problema é quando não chegas a lado nenhum uma e outra vez, quando de repente te parece que a vida anda a brincar contigo e eu sei que me vais dizer que se a forma de ver os problemas for positiva eles são menores e mais facilmente resolvidos, mas...

A diferença entre um optimista e um pessimista é apenas uma questão de referencial.

Um grande abraço, desculpa a ausência vou tentar agora passar mais vezes.

anasonia disse...

Adorei esta metáfora!
E já encontrei o meu Ponto de Borboleta!!! Com muito equilibrio e ajuda da Life Training! Obrigada e parabéns por fazeres parte desta equipa fantástica!

anasonia em acção ;)

Paulo Lontro disse...

LBJ,
"mas...", mas... o quê?
Vem quando quiseres.
Abraço
:)

Paulo Lontro disse...

anasonia,
obrigado, tu sabes do que falas e, acredita que eu sei que tu sabes que eu sei...
kiss
:)
:)

Sant'Iago disse...

muito bom. muito bom mesmo.
parabéns

Unknown disse...

"Vejamos, quando estamos infelizes queremos estar felizes, quando estamos felizes podemos querer o que nos apetecer."

A pensar alto... parece-me que quando finalmente consigo ser feliz não posso baixar as armas... e "descansar". Também é difícil, continuar a ser feliz.
Por isso, o meu esforço deve manter-se. É que, sinto que a vida muito frequentemente me tenta roubar a felicidade, aos bocadinhos.

Luto todos os dias para não deixar fugir a borboleta que, com tanto esforço, consegui segurar entre mãos.

Adorei o post!
Bjs
Kel

Paulo Lontro disse...

Sant'Iago,

Ainda bem que gostaste.


Raquel,

Conheces pessoalmente “a vida”, essa que te rouba a felicidade?
Diz-lhe para não fazer isso, é que não é bonito…

:)

Anónimo disse...

megan fox black and white, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187756]is megan fox bisexual[/url] megan fox new haircut
kim kardashian images, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187768]kim kardashian website[/url] kim kardashian handbag
taylor swift twitter, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187772]picture of taylor swift new hairdo[/url] life of taylor swift
travis from the hannah montana movie, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187786]videos hanna montana[/url] sexy hanna montana
harry potter and the deathly hallows, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187792]harry potter lego uk[/url] harry potter the series
royal caribbean cruise line including air fare to alaska, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187798]cruise embark from alaska to alaska[/url] shuttle to cruise lines
justin bieber my world is your world, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187812]baby by justin bieber lyrics[/url] justin beiber merchandise
britney spears sex video free, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187814]britney spears feet[/url] britney spears oopsi did it again album jpg
megan fox naked videos, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/175542]megan fox supergirl[/url] megan fox imposter

Anónimo disse...

hiya


just signed up and wanted to say hello while I read through the posts


hopefully this is just what im looking for looks like i have a lot to read.

Anónimo disse...

if you guys predestined to seize [url=http://www.generic4you.com]viagra[/url] online you can do it at www.generic4you.com, the most trusted viagra pharmaceutics repayment in like a succeed in second generic drugs.
you can ascertain drugs like [url=http://www.generic4you.com/Sildenafil_Citrate_Viagra-p2.html]viagra[/url], [url=http://www.generic4you.com/Tadalafil-p1.html]cialis[/url], [url=http://www.generic4you.com/VardenafilLevitra-p3.html]levitra[/url] and more at www.rxpillsmd.net, the chief [url=http://www.rxpillsmd.net]viagra[/url] incipient town on the web. well another great [url=http://www.i-buy-viagra.com]viagra[/url] pharmacy you can find at www.i-buy-viagra.com

Anónimo disse...

Infatuation casinos? make sure of this juvenile [url=http://www.realcazinoz.com]online casino[/url] president and wing it reduce online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also impede our blooming [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] orientate at http://freecasinogames2010.webs.com and gain genuine folding change !
another supplementary [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] chain of events is www.ttittancasino.com , during german gamblers, submit c be communicated via philanthropic online casino bonus.

Anónimo disse...

The business offers a one [url=http://cungmuagiatot.com/thoi-trang.html]cung mua gia re[/url] for every single doing work day in each and every of the marketplaces it serves. The Groupon features as an assurance deal utilizing ThePoint's technique: if a specified amount of men and women signal up for the provide, then the offer turns into obtainable to all if the predetermined bare minimum is not reached, no one particular specific receives the offer that working day. This decreases risk for retailers, who can consider treatment of the low cost codes as quantity specific special discounts as nicely as income advertising resources. Groupon aids make funds by striving to maintain roughly 50 % the funds the customer pays for the coupon.

For example, an $eighty therapeutic therapeutic massage could be obtained by the customer for $forty by means of Groupon, and then Groupon and the retailer would crack up the $40. That is, the retailer gives a therapeutic massage valued at $80 and receives approximately $20 from Groupon for it (beneath a fifty%/fifty% split). Or, if $240 really worth of house portray businesses is acquired by the customer for $fifty by way of Groupon, then the firm gets $twenty five and Groupon retains $twenty five. The buyer gets the therapeutic therapeutic massage, or the property portray services, in these illustrations, from the retailer for which they at 1st paid out $forty (or $fifty) to Groupon. There are specific companies to which Groupon originally did not offer its answers, these kinds of as capturing ranges and strip golfing equipment however, getting photos ranges have been highlighted on Groupon.

Not like labeled marketing, the merchant does not spend out any upfront value to consider element: Groupon collects private knowledge from ready consumers and then contacts only people consumers, primarily by daily e-mail, who may possibly possibly perhaps be fascinated in a specified goods or support.

Groupon employs a huge amount of copywriters who draft descriptions for the special discounts highlighted by e mail and on the website. Groupon's promotional textual content for the 'deals' has been witnessed as a contributing element to the acceptance of the internet site, showcasing a distinctive combine of full reality-inspecting and witty humor.

Owing to Groupon's industry location getting largely composed of woman customers, the discounts are usually concentrated on the overall health, well being and fitness and elegance markets.

There are achievable problems with the business layout. For illustration, a effective supply could speedily swamp a minor organization with also numerous consumers, jeopardizing a chance that clientele will be dissatisfied, or that there will not be adequate merchandise to meet up with the wish. Hole, a huge clothing retailer, was able to get care of 445,000 coupons in a national deal (although it experienced server troubles at one amount), but a a lot more compact organization could become all of a sudden flooded with consumers. A single espresso store in Portland, Oregon struggled with an increase in consumers for a few months, when it promoted near to one,000 Groupons on the 1 certain working day it was offered, according to one report. In reaction to similar troubles, Groupon officers problem that 'deal' subscriptions should be capped in progress to a reasonably priced variety.

Read More: [url=http://dulichhoiky.com/chon-mua-hang-dien-tu-o-trang-web-gia-re/]mua hang gia re online[/url]