quarta-feira, 10 de setembro de 2008

O APELO





Não sei se a situação ainda é assim mas quando há alguns anos tive a oportunidade de viver (estudar e trabalhar) na Dinamarca exactamente estas palavras estavam escritas com frequência nas portas dos WC, paredes e muros ou nos graffiti em comboios.

A minha escola, a DTO (uma espécie de universidade só para ciências e engenharia ) era a escola da Europa com mais suicídios (4 no anos que lá estive só naquela escola) .
Aqui surge a reflexão, um país que "dá" (o povo paga com os impostos) tantas oportunidades aos jovens está a aniquilar a capacidade de luta e dos afectos da própria sociedade.
Por outro lado eles, Dinamarqueses sentem-se felizes e isso é ainda mais estranho para quem lá viveu. Que eles sentem segurança no estado e em quem os governa é verdade mas ... será isso suficiente?

Tendo em conta que os países latinos são os mais insatisfeitos com a vida que lhes é dada a viver, será que é a frieza dos nórdicos que os deixa menos exigentes e por isso mais resignados ? A minha experiencia leva-me por este caminho.

Uma coisa é certa, quando um latino está infeliz prefere meter-se na "toca" quando um nórdico está menos feliz vai ao bar beber ...

4 comentários:

TM disse...

Nunca ninguém disse que a vida é fácil, e ela nem sequer teria uma infíma parte do interesse se o fosse...
Ainda assim algumas pessoas optam pela opção mais fácil, o desistir... Sim, porque para muitos a reacção face aos problemas é desistir e terminar a sua vida recorrendo às mais complexas soluções... Não seria mais inteligente utilizar a coragem que é necessária que pôr em prática tal soluções, e a utilizar para lidar com os seus problemas???
Se para muitos os problemas são simplesmente isso, problemas que se hão-de resolver com, mais ou menos, esforço... Como é que para outros, os problemas são uma desculpa para desistir????

Filipe Rodrigues disse...

Assustam-me estas formas de pensar... estes espíritos fracos que encontram resignação no derradeiro sopro da vida...

O facto do estado proporcionar toda um condição de vida estável, invoca à fraqueza emocional, concordo contigo!

najla disse...

Julgo que sou "traçada"...conforme a disposição assim faço, ou saio e vou até ao bar ou simplesmente "enfio-me na toca".

spritof disse...

É sabido que o meio ambiente onde vivemos influencia o nosso estado de espirito, a luz natural, o sol, as nuvens, se o ambiente é colorido ou descolorido, a chuva, os cheiros, etc.

Há multiplos factores que podem influenciar o número de suícidios registados nos países nórdicos, e não sei se o estado providente será um desse factores, ou pelo menos o mais pesado.

Pessoalmente, sou mais liberal e menos providente, mas ainda assim...

Os latinos são tipicamente de sangue quente, e julgo que se rebeliam mais do que se resignam (apesar da nossa cultura se encontrar um pouco à margem do que acabei de afirmar).

Será isso também um factor...o factor cultural?
Veja-se o caso japonês...