sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

AS COSTAS LARGAS . . .

.

Crise económica com as costas largas…

O que nós vivemos é uma crise de Valores !

Se considerarmos o triangulo, “EU”, “OUTROS” (relações) e no último vértice “OBJECTIVOS”, temos, nada mais nada menos, que a moldura dentro da qual se vive a "CAUSA".

Aquilo que verifico é que, muitas pessoas no vértice do EU, têm o EGO.
No vértice dos OUTROS, têm relações com pessoas em Estados Limitativos, onde o pessimismo impera, onde a palavra "impossível" é a mais utilizada.
E no vértice dos OBJECTIVOS, há… Vazio…

Nestas condições há a necessidade de sair deste triangulo e entrar no domínio de "os culpados são…” e das “justificações".
É a vida no "EFEITO", no que não depende de nós, no que "não é culpa minha!" .

É a crise que vivemos, mas essa crise não é económica, é uma profunda crise de VALORES, é a falta de MOTIVO, de PROPÓSITO DE VIDA, é o viver no ESTADO da derrota e da desistência.

Tenho a certeza que Portugal não é isto, não será isso, temos acordar, temos que ouvir os “Sinos a Rebate” !


"É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar.
É melhor tentar, ainda que em vão, que sentar-se, nada fazendo até ao final.
Eu prefiro caminhar na chuva, que em dias tristes esconder-me em casa.
Prefiro ser feliz, embora louco, que viver conformado."

Martin Luther King



.

9 comentários:

Storyteller disse...

Esse é o meu lema de vida! Completamente louca, mas é assim que sou feliz!
:D

cantinhodacasa disse...

Muito bom este teu post.
Acredites em mim ou não, ainda hoje falei com os alunos, a respeito de uma das meninas falar da Cimeira de Copenhaga e daí o mote para dar uma "lição" à turma de regras, civismo, valores, escola, pátio, fazer, proteger, ambiente, futuro ...OBJECTIVO.
A mensagem pode não chegar, com certeza, a todos, mas «É melhor tentar, ainda que em vão, que sentar-se, nada fazendo até ao final.»

Beijinho

JP disse...

Pois temos PL... "sinos a rebate".
Mas porque motivo se chegou à crise de Valores? Ela não surgiu do nada.
Se há um marasmo e o Vazio impera provavelmente será por não termos pessoas que nos sirvam de exemplo... que nos sirvam de guia.... faltam pensadores que transmitam o seu saber (sejam eles pais, filósofos, mestres, et cetera). E quando a educação começam a resvalar...
Recordo-me agora... o prof. Agostinho da Silva falava dos que passavam a vida junto da murada do navio a olhar para as ondas e os que iam ao leme e perscrutavam o horizonte. Uma enorme diferença entre os dois.
Dum modo figurado... já não estamos habituados ao pastor que com o cão a dormitar ao seu lado deixa pastar o rebanho à vontade por saber que elas não se perderiam e tirariam o seu plano. Estamos antes habituados ao pastor de cajado em riste e o cão a correr de um lado para o outro, mordendo aqui mordendo ali, indicando-nos o que fazer.
A esperança é a última a morrer mas sinto-a a diminuir... deve ser da idade. :) (esta foi para desanuviar)
Óptimo post e obrigado pela chamada de atenção.
Bom fim-de-semana!
Abraço

leitanita disse...

Crise de valores é global e é sem dúvida assustador!

Luto diariamente com a falta de valores no seu sentido absoluto... aquilo que para nós é certamente óbvio: não matarás, por exemplo!

Por estas paragens é mais do tipo: "afinal não tens nada contigo, já devias saber que tens de trazer algo contigo senão..", toma lá uma tiro;

ou então:

"toma dou-te tudo mas por favor deixa-nos ir..."; responde o outro, "como é possível que não te custe dar tudo, vamos ver se é mesmo assim", e dá um tiro no filho do outro... e é ASSIM que morrem os de 5, de 25 ou de 50 anos, de QUALQUER extracto social!!!

Todo mundo refila, diz mal, mas na hora de tomar alguma atitude, muitos estão-se nas tintas, é só conversa e nada de atitude!
obrigada Paulo por seres Beija-flor!

Definitivamente ao estares desperto permites/provocas que aos poucos se despertem mais uns quantos!!! bom fim semana!

Ana disse...

Xi...eu não suporto falhas.

Ana disse...

Prefiro deixar passar do que falhar.

Candybabe disse...

Concordo com a nossa crise de Valores... As pessoas não se respeitam, apenas olham para si... Não pensam no tipo de planeta que estão a deixar para as gerações futuras, apenas se pensa nos lucros, nem que para isso destruam mais a fauna e a flora... As notícias deixam-me mto deprimida...
Mas fica a Esperança de que se possam alterar estas cabeças pequenas.

Paulo Lontro disse...

Vani,

O que é para ti falhar?

Podes explicar 1 ou 2 motivos para veres as falhas como uma inutilidade?

Pensa um pouco e tenta encontrar 1 ou 2 vantagens que podes retirar quando falhas.

:)

FATifer disse...

Como gostava de te dizer que estás errado… mas é evidente que não estás… por mais que tente lutar contra o estado de coisas que tão tem descreves, sinto que não tenho a tua força… mas é bom ter pessoas como tu como exemplo! ;)

Grande abraço,
FATifer