Estava eu a ler um post no blog da minha querida amiga Ana Camarra quando a certa altura li: “Obama que todos os dias recua naquilo que insuflou de esperança nos incautos, confesso que a mim não me desilude porque não esperava muito dele”
Porque não concordo mesmo em nada com esta frase que ela escreveu e porque não temos que ter todos a mesma opinião, felizmente aqui isso é possível, lembrei-me que há 10 meses, AQUI, escrevi que tinha duvidas se os votos que este homem iria receber e que o fariam ganhar a presidência, eram pró Obama ou anti Bush.
6 meses após a tomada de posse, apenas 6 meses, ele já fez mais, muito mais do que eu esperava.
Ele já lançou a maior reforma na saúde que os USA já tiveram, ultrapassa em muito o que a senhora Clinton tentou fazer há muitos anos, esta reforma é fundamental para um pais onde 15% da população não tem qualquer apoio de saúde.
Obama fez o maior desafio à sociedade desde que JFK lançou o desafio da ida à lua, reduzir muito mais do que foi imaginado até agora as emissões de gases perigosos e o parcial abandono da utilização do petróleo nos US.
A economia e especialmente as finanças dos estados unidos estão bem melhor agora do que quando ele entrou. Segurou de forma exemplar o que foi possível na banca e no ramo automóvel.
Já começou o fecho da vergonhosa prisão de Guantánamo e já agora para não sairmos de Cuba levantou parcialmente o terrível e injusto bloqueio económico a uma das últimas ditaduras Comunistas que ainda há na terra, ainda antes da morte do ditador.
Fez os seus périplos pela palestina e deu a cara pela paz e criação justa do estado palestiniano independentemente da ligação com Israel.
Tal como prometeu, já se iniciou a retirada dos soldados do Iraque e reforça as tropas, onde são necessárias, no Afeganistão.
Fez o que foi possível em APENAS 6 meses com conversações com a Russia, relação mais ou menos pacífica e apenas continuam sem avanços as relações diplomáticas com o Irão e a Coreia do Norte.
Na minha opinião, o Obama nunca recua naquilo que insuflou de esperança e confesso que a mim não me desilude porque sempre esperei muito dele.
Muito tem ele por fazer, mas o que se poderia ter feito mais, em apenas 6 meses…?
19 comentários:
Ò Coração
A coisa que mais desejo é estar errada e tu certo.
beijo
Ana,
acredito que sim.
;)
Paulo, concordo com a análise que fazes.
E eu acrescentaria apenas um pequeno detalhe: conseguiu eleger para alguns lugares chaves personas non gratas para os conservadores o que, pessoalmente, me deu enorme prazer porque sempre lutei contra dogmas e barreiras ilegais.
Beijos
Eu por mim continuo acreditar "Yes, we can!" TODOS
Que texto completo!
Acho que sim, ele tem feito o que muito. Oxalá continue como está.
Beijinho
Eu estou contigo.
Em 6 meses, e sabendo que as expectativas eram (são) enormes, não só dos americanos, mas do resto do mundo, ele fez o melhor que pôde, e o mais que conseguiu, e também acho que é muito.
Há dirigentes noutros paises mais deste lado que fazem menos em legislaturas inteiras.
Talvez a única coisa que Obama ainda não fez, e está muito mal, é ter-me mandado um convite para ser becária na White House.
Eu, que ia achar o máximo ao salão oral!
Digo, Oval!
E é claro que quero dizer que NÂO me mandou o convite.
Caso contrário...ia estar eu agora aqui, com tanta coisa para se fazer por lá!
NI,
exactamente e teve o cuidado de manter em pontos chave da secretaria da defesa elementos já no posto, pois é necesssário conhecer a situação.
Gata,
quando há liberdade isso é possível sim.
meu amigo, não podia estar mais de acordo, se todos os politicos fizessem metade do que ele já fez...todo o planeta agradecia ;)
Cantinho,
Oxalá, para bem da paz do mundo.
Já chegaram os 10 anos do outro anticristo...
Cris...,
lindona, lol...
becária é estagiária?
ok...rsrsrsrs...
este, acho que não fuma charutos...
sessão,
pois é verdade mas o mais importante ainda vem.
a relação com a Rússia é crucial para dominar o extremismo dos homens do Irão e a relação com a China é fundamental para acalmar os ditadores da Coreia do Norte.
Pois, ele não!
a paz e a igualdade são tão lindas.
mas nunca um socialista tão socialista como o Obama fará da américa a potencia que outrora foi.
nao é a fazer as pazes com todos os paises com os quais está de costas voltadas há decadas que vão mostrar que estão vivos.
a china nao cumpre quioto. sim vai ser uma grande potencia.
o irão é o que se sabe. sem estão a preparar-se para serem uma grande potencia.
a américa faz as pazes com o mundo. sim vai deixar de ser uma potencia.
nao me importo se me chamarem estupido. gosto de sê-lo.
Concordo plenamente...
O que mais me surpreendeu foi mesmo a abertura a Cuba... foi um passo gigante!
Mas, continuo a dizer que o que ele fez de maior foi mesmo fazer com que toda a gente (ou quase toda a gente) acreditasse... porque o sonho que os move está a mudar o Mundo... devagarinho, mas está.
Sim, à parte das medidas práticas (e tantas mudanças em tão pouco tempo), a vertente dos sonhos. Eu chorei (sim, chorei muito...), a ouvir o discurso de vitória dele. Ele tem essa capacidade: de quase recrutar o mundo todo, em função de uma causa. Ele apaixona... (e não é por ser pretinho, alto, espadaúdo, com um sorriso irresistível e cheio de charme... ou é?)
(O que eu gostava de uma guided tour pela sala oral, como diz a Cris... Ups... oval...)
Vera, mas com estágio prático presidencial, senão, não vale!!
Ená, sala oral...que grande nome!
Confesso que continuo expectante, a questão do sistema de saúde é realmente algo extraordinário se o conseguir fazer, mas não esqueças que nos USA tudo é um negócio, como transformar o negócio das seguradoras, dos hospitais noutro negócio? Mas não te iludas tudo é um plano de negócio meticulosamente preparado, levar alguém como Obama à presidência custou muito dinheiro e quem investiu vai querer o retorno.
Mas enfim depois do ac como tu dizes tudo é melhor.
Enviar um comentário