terça-feira, 10 de novembro de 2009

ÉS FALADOR ? ÉS MAU VENDEDOR !

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Na UCLA o Dr. Albert Moravian fez um estudo durante 18 anos (desde 1964 até 1981) tentando identificar o peso relativo dos diferentes componentes da comunicação para a sua compreensão.

Concluiu este senhor que:
O peso das palavras é de 7%
O peso da voz/entoação é de 38%
O peso da linguagem não verbal é de 55%

Andamos nós na escola a aprender como utilizar correctamente as palavras e nunca nos foi ensinado o quão importante é a comunicação não verbal em qualquer disciplina da vida.

Imaginem como pode estar perto do abismo alguém que não saiba ouvir e/ou não saiba Ver o que tem à frente.

Durante alguns anos ensinei técnicas de vendas a vendedores, uma parte do meu trabalho era a fazê-los compreender quanto importante era “estar calado”. Estar calado quando o interlocutor fala e estar calado enquanto ele pensa.

As pessoas falam e pensam muito durante a comunicação, pensam no que querem ouvir (muitas vezes, por não estar a ser dito), e pensam no querem “falar”, enquanto os interlocutores estão a comunicar, em vez de estarem apenas a ouvir, sentir e a ver, descodificando a comunicação.

Aprender a ver e a escutar activamente é uma ferramenta poderosíssima na nossa vida, felizes os que a sabem utilizar.


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28 comentários:

catwoman disse...

O problema são aqueles que adoram "ouvir-se". Esses nunca serão capazes de escutar, muito menos os outros, logo também não serão capazes de ver (Proposição/Premissa;proposição/ conclusão); digo eu, sei lá! Gosto muito pouco de vendedores (desculpem-me a generalização).

Paulo Lontro disse...

cat,

Entendo o que queres dizer, acrescento no entanto, para que vejas o post dessa maneira, que todos somos vendedores, de ideias ou de nós mesmos ou de serviços.

Por vezes cobramos, outras vezes oferecemos, mas em qualquer comunicação estás a vender nem que seja a tua opinião ou a tua informação.

NI disse...

Ao longo da minha carreira fiz alguns cursos, entre os quais de motivação e liderança, em virtude de estar à frente de um departamento com cerca de 62 homens e 2 mulheres. ma das coisas que aprendi foi a importância da linguagem não verbal.

Foi-me extremamente útil essencialmente para dirimir alguns conflitos porque me permitiu antecipar os problemas antes mesmos deles existirem.

Mais a mais, não é por acaso que temos dois olhos, dois braços, duas mãos, dois ouvidos médios mas apenas uma boca :)
Não

cantinhodacasa disse...

1º as fotos são muito expressivas
2º gostei muito do que escreveste
3º vou copiar e guardar este teu post. Vai dar-me jeito.
Um beijinho

Paulo Lontro disse...

NI,

Pois é importante, tens toda a razão, e o teu testemunho é muito interessante dentro do "antro".

Quando se está atento a esses “sinais”, o nosso poder aumenta muito.

:)

Paulo Lontro disse...

Cantinho,

Usa e abusa, dá ao post uma boa utilidade.

:)

Paulo Lontro disse...

Se se querem divertir e aprender muito, dêem uma olhada no livro “LINGUAGEM CORPORAL” (porque é que os homens coçam a orelha… e as mulheres mexem na aliança) da editora Bizâncio (tinha de ser).

Os autores são, Allan e Barbara Pease

Divirtam-se.

:)

Almofariza disse...

Curioso... Muito Curioso

Sabes que trouxe do Brasil " Linguagem Corporal" de Allan e Barbara Pease e estou a adorar ler. É engraçadissimo constatar determinados comportamentos que temos e perceber o porquê de o fazermos, bem como tal como disseste tirar partido da linguagem corporal.

Cadês e Beijinhos
Almofariza

Paulo Lontro disse...

Almofariza,

Estás muito à frente.... até antecipas o que eu vou escrever!
rsrsrsr lol...

(info para os homens, em segredo... no livro ensinam-nos os truques que as mulheres usam para nos “levar na boa”... hihihi... aprendam e elas ficam entaladas… sshhhiiiii.... é segredo)

:)

Almofariza disse...

Sim...
Já li esta parte também.LOL
O Porquê de vocês (Homens) olharem directamente para o que desejam e nós (mulheres) conseguimos fazer o mesmo mas com visão periférica...não damos tanto nas vistas.Hehehehe!

E a parte dos sorrisos??? Gira, tb.

Devia ter lido isto há muito tempo atrás. Mas estou a divertir me imenso.

Cadês
Lontro

Almofariza disse...

Óh... agora é que li o teu coment antes do meu.LOL

Coincidências.

Almofariza

Paulo Lontro disse...

Almofariza,

Eu escrevi que estavas muito à frente, não escrevi que estás à minha frente... !!!

lol...lol...lol...

cadês
:)

JP disse...

Pronto!
Lá terei que comprar o raio do livro. :)

Já agora... és um óptimo vendedor... as imagens que afixas valem por milhares de palavras.

Um abraço :)

stiletto disse...

Já me tinha apercebido disso que escreves quer nas formações que tenho feito quer na prática do dia a dia. A linguagem não verbal pode facilitar ou dificultar a comunicação. Quantas vezes dizemos uma coisa e o nosso corpo diz outra?! Infelizmente é muito difícil controlar a nossa linguagem não verbal, exige muito treino.

Lia disse...

por acaso falaram-me da importancia da linguagem corporal na universidade... adorei saber alguns "truques"

VCosta disse...

Eu não gosto muito de vendedores que estão sempre a falar...
Prefiro os que estão calados e só falam quando nos chegamos ao pé deles com um "Bom Dia"!

cantinhodacasa disse...

Vou seguir o teu conselho.
Gosto de comprar livros indicados por pessoas conhecedoras de assuntos que me agradam.
Beijinho

Isandes disse...

na realidade, isso até se ensina. mas pouco. há 1 programa de competências sociais interessantíssimo, baseado em actividades lúdicas, e adpatável a pekenos e grandes, k passa pela comunicação não verbal, assetividades, etc... o problema, é mais 1 vez, a pressão dos programas e dos prazos pa os cumprir... mt interessant esse estudo

Gata2000 disse...

Eu também acho que a linguagem não verbal é fundamental em qualquer tipo de relação, mas lá que é dificil de se controlar isso é!

Vício disse...

é por isso que palavras escritas pouco valem...

e o peso adjectival e substantival?

Paulo Lontro disse...

JP,

:)
é sempre bom vendedor que está atento às pessoas...!

Paulo Lontro disse...

stiletto,

sim, não é fácil, mas aprende-se.
e quem sabe tem um excelente meio de transmissão e recepção de mensagens.

Paulo Lontro disse...

Lia,

tiveste mais sorte do que eu.
nunca tinha exercitado estes meios.
e para falar verdade, não tive um unico professor decente em 5 anos de universidade...

Paulo Lontro disse...

VCosta,

Sabes, eu trabalhava em Marketing e durante dois anos andei na rua, sozinho, a vender e a exercitar estes métodos que me serviam de base na formação, tive a oportunidade de os utilizar "na vida real" e fi-lo com muito sucesso.

A profissão de vendedor tem “costas largas”, e, acredita, é uma profissão muito importante, uma parte grande dos bons vendedores são também formadores e dão apoios técnicos que em muitos tipos de negócio são fundamentais. Um vendedor bom é um parceiro do cliente e contribui, e muito, para o seu sucesso.

A “má fama” dos vendedores vem exactamente da má utilização da comunicação.
Muitos vendedores, mais do que seria razoável, tenta fazer, venda forçada ou seja a tentativa de venda é feita sem a necessária investigação das necessidades do cliente e não tendo a necessidade identificada correm o risco de tentar vender algo que o interlocutor não necessita. Ou seja, está a fazer alguém perder tempo.

Outro ponto importante é a necessidade de saber que tipo de pessoa é o potencial cliente, quais a suas características de relacionamento, como pensa o cliente, qual é o seu estilo.
É que, há estratégias diferentes de aproximação, consoante é a personalidade do cliente e é aqui, nesta identificação, que muita coisa corre mal.

O vendedor tem que fazer o cliente falar, por exemplo, fazendo perguntas abertas o que faz com que o cliente responda mais do que um sim ou um não, dando-lhe oportunidade de dar informações muito importantes para que o vendedor identifique o estilo do cliente e as suas necessidades.

Um vendedor pouco apetrechado nessa qualidades de ser bom ouvinte, atento à linguagem corporal, não verbal, e a mais “coisas” do que apenas a pessoa, exemplo, como se veste o cliente, como é o seu escritório, como fala para as pessoas que aparecem durante a visita do vendedor, quais o temas da vida dele fora do trabalho, tantas e tantas informações são dadas inconscientemente pelo cliente.

A ânsia de vender torna os maus vendedores cegos, maus ouvintes (ouvem apenas o que querem ouvir e não ouvem o que devem ouvir) e faladores o que lhes destrói a capacidade de vender bem.

Paulo Lontro disse...

cantinho,

vais gostar.
:)

Paulo Lontro disse...

Isandes,

É fundamental para o nosso dia-a-dia.
Quanto mais souberes o que está por trás das palavras, mais bem informada ficas.

Paulo Lontro disse...

Gata,

Como tudo, é uma questão de treino.
:)

Paulo Lontro disse...

vício,

As palavras escritas valem o que valem, mas a linguagem verbais também vale o que vale.
Quando vale pouco, há que saber extrair o que de facto é importante, se houver algo importante... e sim, muitas vezes, a informação não verbal tem mais valor.
:)