quarta-feira, 11 de novembro de 2009

NO DIA DE S. MARTINHO VAI À ADEGA E PROVA O VINHO !













fotos : paulo lontro


(texto de 2008)

AS CASTANHAS, O SOLDADO E O CAVALO...

O meu puto apareceu em casa com 5 castanhas trazidas da escola para o pai (mim!).
Deu-me as castanhas com um grande sorriso no rosto, ele sabe que eu gosto de castanhas assadas ainda que não saiba, que não gosto tanto delas quando frias, mal assadas, com bicho, esmagadas e tiradas do fundo do seu saco da escola, especialmente se estiverem há horas encostadas aos calções húmidos da aula de natação.

Ele - Pai, são as castanhas de São Martinho para ti.

Eu - E são mesmo para mim?

Ele - Claro, dahhh…

Eu - Obrigado Lontro, adoro castanhas.

Ele – Olha pai, o que é o São Martinho ?
Eu - É uma lenda.
Um cavaleiro e soldado romano chamado Martinho vinha no seu grande cavalo debaixo de uma grande tempestade.
A certa altura viu um pobre homem com frio, pegou na sua espada e… Zás, cortou metade da capa de soldado cavaleiro e deu ao pobre que ficou sem frio.
Ele - Heia que fixe… o cavaleiro Martinho tinha uma espada e um cavalo…

Eu - Pois tinha, Lontrinho.
Sabes que passado pouco tempo viu outro mendigo e deu-lhe o resto da capa e o mendigo ficou sem frio.
Este cavaleiro soldado Martinho tinha muita coragem porque ficou ele com muito frio no seu grande cavalo.

Ele - Mas ele era muito forte porque tinha uma espada de soldado e um grande cavalo.
Eu - Pois era, e a sua coragem fez um milagre porque, de repente, ficou muito sol e calor.
Ele fez a viagem com o cavalo durante 3 dias sempre com calor e a partir daí diz-se que todos os anos por esta altura há o verão de São Martinho.

Ele - Ahhhhh, agora percebo…

O cavaleiro era o soldado Martinho e o SÃO era o nome do cavalo !!!

Eu - Ãããhhhh ?!?!?!

.

13 comentários:

VCosta disse...

Também podia ser...
Esse teu miúdo tem uma percepção das coisa muito boa mm...
hahaha
Ah, e obrigado... é que também não sabia da história!!!
Abraço!

NI disse...

O problema é que não deste o nome do cavalo. Se o cavaleiro se chamava Martinho, o miúdo tirou a conclusão mais lógica.

:)

Goldfish disse...

Uma história tão bem contada! Mas foi da maneira que ouviu duas histórias, a que contaste e a que ele imaginou!!

Rui disse...

Belas fotos, uma "cara bonita" a pisar as uvas e "MAIS UMA" do Lontrinho !
.

cantinhodacasa disse...

Fartei-me de rir com esta do teu filhote!Ele põe-te KO!
Quanto *às fotos, delirei com a CAT com as pernocas a pisa a uva.
Belas fotos.
E o pormenor do copo.
Parabéns.
Admiro-te muito.
Beijinho

João Menéres disse...

Excelente sequência!

Um abraço.

Lia disse...

tem lógica sim senhor!

Ana Camarra disse...

Costumo festejar sempre, este ano, não!

beijos

Vício disse...

podias ter avisado antes que ias publicar sobre isto que eu enviava-te umas fotos bem agradáveis duma loura a pisar uvas :D

Ana disse...

LOOOOOOOOOL, chama-lhe parvo! Ele é que a sabe toda (o Lontrinho)! :DDDD

Ainda não fui às castanhas...falta o frio. Sem frio não há lareira que se aprecie; sem lareira, não há castanhas decentes!

Gata2000 disse...

Areditas que o meu menino, desde que lhe contaram na escola a história do São Martinho - há 1 anos atrás - quase todos os dias me pede para lha contar, e acredita que se lhe mudo uma palavra ele dá por isso e diz, "não é assim".
Ontem também me trouxe castanhas, e um sorriso a acompanhar.

Paulo Lontro disse...

De facto, a observação da Goldfish é curiosa.

Quando se conta uma história nos estamos a imaginar uma coisa mas o nosso interlocutor poderá estar a visualizar outra bem diferente.
Tenho a certeza que, no caso do Lucas, isso acontece sempre...lol...

Já tinha pensado nisto quando vejo pessoas a comparar livros com filmes de argumento baseado no mesmo livro.
Normalmente diz-se, salvo raras excepções, que o filme é pior do que o livro, o que se passa é que quase sempre lemos o livro antes de ver o filme. É por isso natural que aquilo que "imaginamos" a ler o livro muitas vezes seja bem diferente do que se “vê" na sala de cinema, daí a decepção.

:)

JCA disse...

e tem de ser no dia de são martinho? eu pessoalmente acho que qualquer dia é bom para ir à adega provar um binhozito :)