terça-feira, 3 de novembro de 2009

SER BEM SUCEDIDO É UM HÁBITO...MAS FRACASSAR TAMBÉM O É !

.




.
Porque estou completamente de acordo com este magnifico texto do Paulo Vilhena, porque acredito que é exactamente assim que a vida é, aqui fica, espero que seja útil a quem o ler.

A nossa motivação é aquilo em que nós pensamos a maior parte do tempo. E nós transformamo-nos naquilo em que pensamos de forma constante. Ou seja, somos motivados e movidos, em permanência, pelos nossos pensamentos correntes. A motivação é, para mim, a força interna que nos conduz às decisões que moldam a nossa vida. E move-nos em direcção a algo, ou afasta-nos de alguma coisa.

Mas é um processo interno. O processo de encontrar um motivo para aquilo que fazemos... Ou deixamos de fazer... De facto, acredito que todos nós somos motivados por defeito. Positiva ou negativamente. Até a decisão de não fazer nada é originada por um motivo. Motivação para não fazer nada.
Podemos ouvir alguém com um discurso inspirador que nos faça sentir bem ou ter vontade de agir por uns dias. Podemos ter alguém que consiga ajudar-nos a atingir o estado emocional que nos conduz à acção imediata. Mas, para que o efeito seja duradouro, temos de querer, aceitar e interiorizar novos conceitos. Temos de estar disponíveis para ver alterados os nossos conhecimentos, convicções e valores... Enfim aceitar uma evolução da nossa própria identidade.

Há duas emoções que estão na base da motivação: o medo e o desejo. O medo é a emoção destrutiva que se foca no passado, implicando uma repetição contínua de más experiências e sua projecção no nosso futuro. O desejo é como um íman que nos faz procurar repetir no futuro as nossas memórias de prazer e de sucesso.

Estas emoções causam-nos pressão que é boa ou má dependendo apenas da forma como lidamos com ela. Se é causada pelo medo é destrutiva, criando stress e até doença. Se é originada pelo desejo é como a força que puxa uma seta para o centro de um alvo.

O trabalho de Viktor Frankl, psiquiatra que foi prisioneiro em campos de concentração alemães, mostra que necessitamos de objectivos que nos façam seguir em frente. A grande diferença é que as pessoas bem sucedidas se focam nas recompensas enquanto que a maior parte de nós tende a focar-se nas consequências que projecta, e muitas vezes exagera, de um eventual fracasso.

O sucesso não está reservado para os que têm talentos especiais ou um QI elevado ou um berço de ouro. Está dependente, na sua quase totalidade, da nossa motivação interna.

Por detrás de cada vencedor está um desejo ardente e a expectativa de que as coisas lhe vão correr bem, porque tudo fez para isso. Está o optimismo de quem está numa posição de gratidão porque compreende e se foca em tudo aquilo que a vida tem de bom. Enquanto os outros fazem ondas, os vencedores aproveitam para fazer surf.

Ser bem sucedido é um hábito... mas fracassar também.

PAULO VILHENA


.

11 comentários:

Paula disse...

:)
eu por vezes estou no limbo..ora sinto-me motivada positivamente e creio que as coisas vão correr bem e que o futuro vai ser bom, e que sou forte e que me vou levantar independentemente de tudo o que insiste em derrotar-me...mas quem me derrota sou apenas eu e não terceiros, eu sei disso.
e por muitas vezes me vai faltando a motivação, mas a sorte é que vem um dia atrás do outro que me vai fazendo esquecer o dia anterior.

Vício disse...

concordo com quase tudo.
só acho que, por vezes, o medo não é destrutivo mas sim uma forma de defesa subconsciente...

Brinquinho da cantareira disse...

CONCORDO...Sem tirar nem por mais uma palavra:)
E o titulo est+a nota 20....
E a escolha das fotos escelente....
ISTO É QUE É UMA LONTRICE:)
SUUUUUUUrrisinhos:)

Lia disse...

muito bem dito... mas às vezes é complicado arranjar motivação! Mas lá está, vem de dentro...só pode vir!

najla disse...

"A motivação é, para mim, a força interna que nos conduz às decisões que moldam a nossa vida."...nem mais!

Quanto ao hábito de se fracassar, julgo que só quem desiste mesmo da vida é que este hábito se torna um verdadeiro hábito.

ADEK disse...

Adorei ler!*

Anónimo disse...

Só de ler, parece que renasce qualquerr coisa cá dentro. A motivação para ser mais e melhor. Obrigado por esta partilha

catwoman disse...

Não poderia estar mais de acordo contigo, o medo leva-nos a protelar, deixar andar, mas quanso um dia decidimos que temos que o enfrentar, descobrimos que essa é a única maneira de viver, engolir em seco, enfrentar o medo, vencê-lo e aí a motivação levar-nos-á aonde quisermos, poderá ser o sucesso ou o fracasso, mas foi a nossa decisão. E não acredito que se enfrentarmos o medo e formos em frente fracassemos: de alguma forma saímos vencedores.Como sempre, adoro as tuas fotos.

Girl in the Clouds disse...

Quando as coisas correm menos bem, há que aprender a lição...e, ver o lado bom, e aprender a crescer com sucessos ou insucessos, tudo faz parte da vida!! Kiss

Sofia disse...

"Por detrás de cada vencedor está um desejo ardente e a expectativa de que as coisas lhe vão correr bem, porque tudo fez para isso. Está o optimismo de quem está numa posição de gratidão porque compreende e se foca em tudo aquilo que a vida tem de bom. Enquanto os outros fazem ondas, os vencedores aproveitam para fazer surf"

ora nem mais...!
só lamento informar q n aprendi nada de novo e q ainda diria mais coisas looool
sabes o medo tb pode ser 1 bom motivador de coisas boas...
eu sou "anormal" neste caso...
qd tenho medo de algo, agarro na coragem toda q tenho e vou de frente contra ele... viciei-me nesse sentimento, nessa emoção q é efrentar algo q nos assusta e a descarga de adrenalina é fantástica... sabes, nada melhor q enfrentar 1 medo e concluir q afinal n passava de 1 "fobia" sem jeito nenhum... Muitas vezes infundado...
Mas isso sou eu, uma vez q sou destribalizada tenho destas coisas... ;)
Beijinho e obrigado por a partilha!
eu vou surfar mais 1 bocadinho no vasto mar q é a vida!

Sara disse...

Gosto muito das seguintes frases :"O melhor cosmético do mundo é uma mente activa que busque sempre qualquer coisa de novo"-Mary Atkenson.
"Creio no trabalho duro. Mantém as rugas fora do espirito e ajuda uma mulher a manter-se jovem"- Helena Rubinstein.
"Se obedeceres a todas as regras, perderás todo o divertimento"-Katherine Hepburn.
Existem muitas outras, mas, estas fazem -me lembrar da palavra motivação e o significado que lhe dou...
Gostei muito obrigada. Dás muita motivação aos teus seguidores.
kisskiss