sexta-feira, 20 de novembro de 2009

A LINHA DE COSTA

.












Nós, seres humanos, somos atraídos para a costa, cerca de 40% da população do mundo vive dentro de uma faixa média de 100Km da costa marítima.

As zonas costeiras têm feito notícia recente com a chegada de várias tempestades, há preocupações com os níveis dos mares, outras ambientais e ainda os esforços de conservação da costa.

Seguro é que há já territórios a serem invadidos pela transgressão marinha e também por fenómenos atmosféricos, muitas vezes, fora de tempo.

Sabendo que as transgressões e regressões marinhas são um fenómenos geográfico e geológico bem estudados, a controvérsia fica na culpa atribuída ao aquecimento do globo e se este é ou não responsável, também, por todos estes fenómenos.

Aqui estão fotos da Reuters e AP. Mais numa vez, o que é belo é também fonte de muito sofrimento.


.

9 comentários:

Paula disse...

vá que nós por aqui ainda estamos num cantinho do mundo abrigado e onde muitas dessas catástrofes passam ao lado!
digo isso a muita gente quando se queixam do nosso tempo!
tá óptimo! vejam as notícias!
:)

Isandes disse...

pois, e o interior cada vez + desertificado. e a kererem cobrar portagens nas pocas autoestradas pó interior k ainda não se pagam... nice photos, noce weekend!

Ana disse...

Já para não falar dos países que irão desaparecer com a subida do nível das águas dos mares...

O termo aquecimento global é controverso, mais não seja porque em algumas zonas o efeito é precisamente o contrário, lol, frentes polares que gelam os desprevenidos.
Existem inúmeras alterações climáticas em curso, que geram tempestades cada vez mais fortes e extremos cada vez mais frequentes...
Mas, a verdade é que o clima é imprevisivel. Nada nos garante que as piores previsões se irão concretizar. O caminho terá de se fazer caminhando e sempre no sentido de nos tornarmos melhores, o que passa por aprendermos a viver em comunhão com o nosso planeta, porque o que é mesmo certo é que, se não mudamos os nossos hábitos e tecnologias, seremos uma Ilha da Páscoa gigante...

Ana disse...

(quer dizer, acho eu :) )

cantinhodacasa disse...

Preocupo-me muito com o que se está a passar no nosso planeta e os fenómenos naturais ou não, como este da subida do nível da água do mar, com o degelo dos glaciares.
Temos uma costa fantástica que, de ano para ano vai-se enchendo de calhaus (Esposende é um caso impressionante), as praias mais pequenas, as estações temperaturas altas no Inverno e baixas no Verão.
Gostaria que as gerações de hoje tomassem consciência de que a Terra está a sofrer.
Mas os valores perdem-se e o dinheiro está mexe com as mentalidades.
As fotos são belíssimas.
Beijinho

Girl in the Clouds disse...

Isso é verdade!! Já um professor meu na faculdade dizia isso!!

spritof disse...

fotos bonitas, sem dúvida... marcantes nalguns casos...






...continuo a preferir a costa, mesmo depois de ter vivido 3 anos no interior com muito gosto e agora com muita saudade...

leitanita disse...

Ver o mail que te mandei hoje!
Há coisas que me doiem e que me fazem lembrar tanto a tua história do "beija-flor"!

Miss Complicações disse...

Como quase tudo na vida há sempre um lado belo nas coisas. Triste é quando as pessoas substituem se esquecem do lado bom.

As fotos são fantásticas.

Boa Lontro!